Páginas: 309
Gênero: Romance
Formato: E-book
Editora: Independente
Adquira o livro: Amazon
Lançamento: 2017
Autor : Nina Spim
Avaliação: ✮✮✮✮✮ ♥ [Favorito]
Seguir em frente é algo que Hollin ainda está descobrindo como fazer. De volta ao Brasil, depois de uma temporada na Inglaterra, ele precisa se adaptar à realidade de frequentar uma universidade, fazer amigos e conviver com a nova família de seu pai, assim como suavizar sentimentos inquietos de um passado ainda em aberto. Mesmo tão preso ao que o consome, reconhece emoções parecidas em Eleanor, uma colega que não revela muito ao mundo. Cada um com sua história a ser dividida, Hollin e Eleanor entendem que a morte e a vida podem ser aplicadas no amor, na confiança, na liberdade e na esperança.
Hollin é um garoto que carrega grandes feridas emocionais apesar da pouca idade . Imerso em um mar de sentimentos difíceis de ser entendidos até por ele mesmo, tamanha é sua surpresa ao receber a notícia que deixará a Espanha para voltar ao Brasil, para morar com sua meia-irmã, sua madrasta e seu pai (com quem tem pouquíssima afinidade).
Junto com a prima Celeste, Hollin retorna ao país de seu nascimento e apesar da mudança, a nova rotina não surte efeitos positivos no garoto. Tudo permanece sem graça e monótono, semelhante aos seus últimos dias na Espanha.
O que sou eu, senão apenas essa caverna interna - que, de algum modo, cabe o mundo, todo esse emaranhado, por entre meus órgãos vitais?
Os fantasmas de um passado não tão distante insistem em permanecer na vida de Hollin e ele já não possui forças de mudar isso. Sua vontade de conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e desfrutar do que o universo acadêmico oferece são praticamente nulas, até que algo (ou melhor alguém) parece reverter essa situação. Duas irmãs, opostas em aparência e personalidade cruzam a vida de Hollin e uma se destaca por seu olhar desinteressado e o pouco entusiasmo em tudo o que a rodeia. Afinal, essas atitudes não são desconhecidas por ele. De uma forma bem diferente, Eleanor desperta a curiosidade de Hollin e o garoto terá que superar seus medos para conseguir chegar ao coração da garota, que semelhante ao dele, parece ter feridas abertas que o tempo ainda não foi capaz de fechar.
Todos nós temos uma porta trancada. às vezes, guarda o nosso melhor, ao invés do pior.
Devo confessar que demorei para concluir essa leitura. Não por ter uma narrativa arrastada, longe disso. Me prolonguei porque queria absorver todas as reflexões presentes na história. A escrita da autora foi capaz de transmitir os sentimentos do protagonista de forma muito precisa e a narrativa em primeira pessoa despertou empatia por Hollin desde as primeiras palavras.
Os personagens secundários também merecem destaque, principalmente Vó Jade, de uma meiguice e doçura que só as avós são capazes de demonstrar (♥).
O livro ainda desenvolve um importante papel por abordar a saúde mental e doenças como a depressão e ansiedade, pois mesmo que o assunto venha ganhando visibilidade, ainda existe muito a ser alcançado, discutido e divulgado.
'Rotas de Fuga' entrou para os meus livros favoritos pela narrativa reflexiva, pelas referências literárias, pelos personagens cativantes , enfim, por mostrar que é necessário continuar tentando e apesar de parecer difícil, somos capazes de ultrapassar os nossos limites sempre.
Estamos no tempo que nos permite ser quem somos - ás vezes para modelar o agora para que caiba no futuro; às vezes, para estar ali, só ali.Para quem está em busca de uma história que faz pensar, com uma narrativa delicada e poética e personagens únicos, esse é o livro!
Espero que tenham gostado,
Até mais!